sexta-feira, 21 de março de 2014

ProEMI - Ensino Médio Inovador


O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de pro
postas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.
FONTE - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC.





PROJETO “BULLYING NÃO É BRINCADEIRA”

INTRODUÇÃO
Brincadeiras de mau gosto como chamar o colega de baleia, feio, orelhudo, ou seja, brincadeiras que de alguma forma tendem a ofender seus receptores, estão presentes no cotidiano das salas de aula e, a partir do momento em que seus receptores passam a sofrer as consequências oriundas dessas brincadeiras, se tornam mais uma vítima do bullying. Bullying é toda forma de agressão, seja ela física ou verbal, sem um motivo aparente, causando em suas vítimas consequências que vão desde o âmbito emocional até consequências na aprendizagem (FANTE, 2005).

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que:
·         o bullying está cada vez mais presente nas escolas e salas de aula por meio de agressões (principalmente verbais);
·          as ameaças e exposições nos meios de comunicação, principalmente pela Internet (em sites de relacionamento, e-mails, grupos, celulares, e outros), o  cyberbullying,  está tomando proporções que nos preocupam cada vez mais;
·          agressões e humilhações que se caracterizam como bullying ou cyberbullying acarretam consequências gravíssimas às vítimas e são assuntos delicados e difíceis de mediar;
·         Na EE Prefeito Décio Prata já observamos alguns casos de discriminação, os quais já precisaram ser objeto de mediação envolvendo, além do Professor Mediador, a Direção e os pais dos alunos envolvidos;
·         Na comunidade já houve casos de cyberbullying. Os mesmos interferiram no cotidiano escolar e foram alvo de processos judiciais.

Os professores da Escola Estadual Prefeito Décio Prata, especificamente os envolvidos no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – por meio dos macrocampos Cultura Corporal e Leitura e Letramento constataram a necessidade  do presente projeto e vêm desenvolvendo, desde 2013, ações pertinentes ao tema.

 OBJETIVO GERAL
 Colocar o tema bullying em pauta na escola em forma de Projeto, como alvo alunos do Ensino Médio, envolvendo discussões, análises, pesquisas e atividades afins, com o propósito de que reconheçam o fato como um grave problema, comum e de responsabilidade de todos nós. Assim sendo, surgirão propostas de ação para combatê-lo dentro e fora dos muros da escola.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Proporcionar aos jovens:
·         conhecimento dos conceitos sobre o tema do Projeto (o que, realmente, vem a ser bullying e cyberbullying)
·         oportunidades de reflexão sobre as reais consequências do tema em questão nos envolvidos e na sociedade;
·         condições para que possam tornar-se multiplicadores de informações e atitudes contra a prática do bullying;
  • situações para o desenvolvimento de valores e a constituição de atitudes a fim de que percebam a importância de reconhecer, respeitar as diferenças e de conviver em grupo;
  • identificação das diferentes formas e situações de bullying, a fim de que possam refletir e agir sobre essas relações de violência e buscar soluções que possam mudar esse comportamento;
  • desenvolvimento de ações (pesquisas, debates sobre o tema, produções de artigos de opinião, produções de raps, encenação de peças teatrais) que promovam a sua autoria transformando-os em sujeitos da sua própria aprendizagem, co-responsáveis pelas suas decisões e desta forma se perceberem valorizados como integrantes e agentes de mudanças.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 Os professores responsáveis pelos macrocampos “Cultura Corporal” e “Leitura e Letramento” reuniram-se em ATPC para decidirem como sensibilizariam os alunos sobre o tema bullying. Ficou decidido que iniciariam o projeto por meio da exibição do filme “Crash” (Cultura é Currículo) e da proposição do problema:
  • O que significa Bullying?
  • O que significa ser vítima de bullying?
  • O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
  • O que significa ser testemunha do bullying?
  • Quais os tipos de bullying existentes na escola?
  • O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
  • Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?
-Discussão/Debate apontando situações de Bullying na escola.
-Palestra com psicóloga abordando o tema, tendo como foco as implicações sociais e humanas.
-Os alunos, após as pesquisas, palestra e discussões, começaram a propor ações para combater o Bullying na escola, com o objetivo de responder às perguntas iniciais.
- Organização da estrutura e do material das propostas dos alunos.
- Produção de artigos de opinião sobre o tema.
- Discussão entre os professores, gestores e alunos sobre o uso da Sala do Acessa Escola para a escolha do software mais adequado para desenvolver as atividades propostas, gravação de vídeos e de músicas para a elaboração do teatro “Bullying não é brincadeira”.
- Apoio dos gestores da escola na elaboração das ações propostas pelos professores, alunos e pais.
- Apoio dos pais na realização das atividades.
- Apresentação de uma peça teatral envolvendo os alunos do Ensino Médio.
- Depoimentos da diretora e de alguns pais sobre as ações realizadas pela escola até o momento.
-Divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
-Mobilização em torno de um tema comum, grave, presente na escola e na comunidade e bem mais frequente junto aos jovens;
-Expressão através da representação teatral;
-Utilização da expressão corporal para transmitir mensagens sobre a importância da discussão sobre o tema;
-Sensibilização sobre a questão - ao colocar-se no lugar daqueles que sofrem e praticam o bullying - poder sentir a humilhação e a gravidade deste tipo de agressão;
-Sensibilização das pessoas presentes sobre o assunto, esclarecendo a necessidade de providências a respeito do tema.
  
RECURSOS UTILIZADOS
 Caixa acústica amplificada (ProEMI)
Caixas de som (ProEMI)
Aparelho de som (ProEMI)
Data show (ProEMI)
Microfones
Câmeras
Tablets
Cartolina (ProEMI)
Pincéis
Tesouras (ProEMI)
Livros diversos (ProEMI)
Revistas
Jornais
Sala do Acessa Escola
Quadra da escola
Pátio

AVALIAÇÃO
 As avaliações realizadas até o momento, durante as ATPCs, ou em outros momentos durante o desenvolvimento do Projeto, apontam que as ações ocorreram de maneira satisfatória.
Há uma grande interação entre os professores responsáveis pelos macrocampos “Cultura Corporal” e “Leitura e Letramento” no que diz respeito a instigar o debate e a reflexão do aluno do Ensino Médio sobre o bullying, o que conferiu à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.
Observamos um bom comportamento de trabalho em grupo pelos alunos, interesse pelo assunto e ótima participação. Os depoimentos dos pais também servem de indicadores para a avaliação, que continuará acontecendo nos momentos já citados e por meio do acompanhamento dos PCPs e de registros das atividades.

RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS
 FANTE, C. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Editora Verus, 2005, 224 p.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Vídeos sobre Bullying:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361. Acesso:22 agosto 2010)








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